Notícias

Caminhada Olhares sobre Nova Palma bateu recorde de público no Caminhadas na Natureza do Geoparque Quarta Colônia

Evento desafiador proporcionou vistas encantadoras na região de Nova Palma no Quarta Colônia Geoparque Mundial da UNESCO 

 

No último domingo, 29 de outubro, Nova Palma promoveu um evento espetacular com a emocionante Caminhada na Natureza no âmbito do Geoparque Quarta Colônia. O encontro, realizado na área do camping do Balneário Municipal Atilio Aléssio, começou com um generoso café da manhã oferecido pela Prefeitura Municipal de Nova Palma às 7h30min.

 

A abertura do evento foi realizada por volta das 8h15min conduzida pela extensionista rural Sandra Denardin da Silva, do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Nova Palma, dando as boas-vindas aos participantes. Após, Michele Vestena, vice-diretora do Geoparque, enfatizou a importância desse evento para potencializar o Geoparque Quarta Colônia. Monique Chaves, supervisora do escritório regional da Emater/RS-Ascar Santa Maria, apresentou a proposta da caminhada e também explicou o funcionamento da organização local através dos carimbos e do passaporte ao final da caminhada. Em sequência, o coordenador municipal de Cultura e Turismo de Nova Palma Diego Hahn pronunciou mais algumas orientações sobre o percurso da caminhada. Para finalizar a abertura, o Prefeito de Nova Palma, André Luiz Rossato, agradeceu a todas as instituições organizadoras do evento e todos os servidores e pessoas da comunidade que auxiliaram a engrandecer esse evento no município. 

 

Este evento notável, que reuniu mais de 205 entusiastas da natureza e de caminhadas, envolveu a colaboração de inúmeras instituições, servidores públicos, famílias rurais, Emater/RS, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a comunidade Rincão dos Fréos e os empreendedores parceiros do geoparque. Além de atrair participantes de diversos estados brasileiros, como Pará, Mato Grosso e Rio Grande do Norte, a Caminhada na Natureza em Nova Palma contou com a presença internacional de uma entusiasta da Polônia. Considerada uma das trilhas mais desafiadoras do Geoparque Quarta Colônia, os caminhantes exploraram os morros da região e foram recompensados com vistas espetaculares de tirar o fôlego.

 

Natural de Juína-MT, Luiz Pereira da Costa Junior, 33 anos, jornalista e doutorando em Filosofia na UFSM, destacou que a caminhada “foi uma experiência incrível que permitiu conhecer sobre o geoparque, as riquezas naturais ali encontradas e a importância de preservar este patrimônio. Foi um intercâmbio onde tive oportunidade de conhecer de perto lugares e paisagens incríveis, pessoas e um pouco da cultura local. Brilhante iniciativa” finalizou o juinense da região Centro-Oeste. 

 

Este grandioso evento, organizado pelas instituições mencionadas, elevou-se como a maior Caminhada na Natureza realizada até o momento. Os participantes elogiaram a organização excepcional, a ampla participação da comunidade, os numerosos veículos de apoio, e elogiaram o café da manhã que foi uma cortesia do município e o almoço realizado pela comunidade do Rincão dos Fréos após a chegada dos caminhantes. 

 

 

 

A caminhada de Nova Palma contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

 

A Caminhada Internacional na Natureza, realizada em Nova Palma, no Rio Grande do Sul, ofereceu uma contribuição significativa para o Geoparque Quarta Colônia e está alinhada com diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

 

Para Ana Wypyczynski Martins, 57 anos, Diretora de Trilhas da Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela (AACS-SM), de Santa Maria/RS, o evento “foi uma caminhada muito bem-organizada, começando com café da manhã, apoio no trajeto com lanches e água, almoço delicioso, retorno com ônibus para o ponto de partida e ambulância. O que transmitiu segurança aos participantes. Paisagens lindas e os obstáculos da trilha (subidas e o calor) fez com que buscássemos a superação física e psicológica”, finalizou a funcionária pública estadual.

 

Nesse contexto, o evento alinhou-se na promoção do consumo e produção responsáveis (ODS 12) e desenvolvimento comunitário (ODS 11) ao fortalecer os laços da comunidade e melhorar a infraestrutura local.

 

O evento registrou um novo recorde nas caminhadas na natureza do Geoparque Quarta Colônia com 205 participantes efetivos, computando 218 almoços, 20 organizadores, 15 integrantes da comunidade envolvidos na elaboração do almoço e seis expositores com produtos de agroindústrias/artesanatos, empreendimentos parceiros do Geoparque, com destaque para a presença ilustre da Comunidade Quilombola Vovó Isabel de Rincão Santo Inácio e da Associação dos Artesãos de Nova Palma.

 

Angela Barbieri, 43 anos, natural de Dona Francisca, cabeleireira, exaltou entusiasmada a caminhada em Nova Palma destacando que “foi maravilhosa, ao ar-livre, foi muito bom, tanto no café da manhã quanto a recepção da comunidade Rincão dos Fréos. Já estamos esperando pela próxima”.  A emoção e beleza do evento encantaram a todos os envolvidos, tornando esta Caminhada na Natureza de Nova Palma um sucesso absoluto, pois reforçou ações no sentido de potencializar o crescimento econômico sustentável (ODS 8).

 

Elir Terezinha Cadó, 61 anos, de Santa Maria, do grupo Caminhadas & Trilhas SM/RS, a Caminhada Olhares sobre Nova Palma “foi uma das melhores, muito bem-organizada, as belas paisagens que a caminhada nos proporcionou, foi um verdadeiro espetáculo da natureza para um domingo ensolarado”. Essas ações contribuem para a conservação ambiental (ODS 15), a educação e conscientização (ODS 4 e ODS 13) e a promoção da saúde e do bem-estar (ODS 3).

 

A participante da caminhada Janaine Baggio Mario da Rosa, de Nova Palma, comentou que foi a sua primeira caminhada e está se programando para as próximas porque “foi muito legal, divertido e estava bem organizado e foi muito bacana”. As caminhadas na natureza valorizam a cultura local e proporcionam a preservação do patrimônio cultural (ODS 11 e ODS 15) do município de Nova Palma e da região da Quarta Colônia com uma rica herança cultural.

 

A Caminhada olhares sobre Nova Palma foi a quinta caminhada no âmbito da história do Geoparque Quarta Colônia, após a concessão do selo internacional ao território, destacando-se pelo alto potencial do turismo rural com um público que superou todas as expectativas dos organizadores. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto: Ezequiel Redin, Professor de Extensão Rural do Colégio Politécnico e integrante da subdivisão de Geoparques da UFSM; Sandra Linhares Teixeira (UFSM). 

Revisão: Diego Hahn, Coordenador municipal de Cultura e Turismo de Nova Palma; Michele Vestena, Geoparque Quarta Colônia.

Fotografias: Vicent Solar

 

Caminhada Olhares sobre Nova Palma bateu recorde de público no Caminhadas na Natureza do Geoparque Quarta Colônia
Caminhada Olhares sobre Nova Palma bateu recorde de público no Caminhadas na Natureza do Geoparque Quarta Colônia
Realização